SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Imaginário e literatura infantilFavorecer-se outro. Corpo e filosofia em contato improvisação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BARCELOS, Valdo. Literatura, intercultura e formação docente: um entre- lugar a ser visitado. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.529-542. ISSN 1984-6444.

Neste ensaio trago para reflexão algumas questões referentes à literatura como um território de formação docente. A literatura não apenas como técnica, mas um território de produção de conhecimento (BARCELOS, 2001). A leitura como um entre- lugar (BHABHA, 2003) de trocas interculturais. Como se estabelecem as relações entre a literatura e a educação em geral e, em particular, com a formação docente? Como a literatura pode contribuir para a construção do conhecimento em educação em geral e, em particular, para a formação docente levando em conta a produção do ser professor? É para designar esse papel da leitura que nos referimos a ela como algo semelhante ao que Bhabha denomina de um entre- lugar de acontecimento(s). No caso do profissional da educação, seria um entre- lugar de formação docente. Defendemos nesse texto que essa trama que se cria entorno do leitor/texto/escritor/sociedade é um entre- lugar de formação docente. Um entre- lugar, talvez, por muitos e muitas ainda por ser visitado. Por outro lado, para aqueles que já visitam ou visitaram há que lembrar o que ensina o poeta e ensaísta mexicano Octavio Paz, para quem os livros são como cidades feitas de letras, e assim como mudam as cidades a cada visita, mudam, também, os livros a cada leitura.

Palabras clave : Literatura e Intercultura; Entre- Lugar; Território de Formação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )