SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Literatura, intercultura e formação docente: um entre- lugar a ser visitadoÉtica e educação: reflexões acerca da docência índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FARINA, Cynthia  y  ALBERNAZ, Roselaine. Favorecer-se outro. Corpo e filosofia em contato improvisação. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.543-558. ISSN 1984-6444.

Este texto ensaia com uma pergunta combustível: como levar para uma escrita científica sobre processos de formação o pensamento surgido no contato entre corpos em dança? Dito de outro modo, como produzir um conhecimento rigoroso com os efeitos de sensações irrompidas entre corpos dançando Contact Improvisation? Como escrever sobre um processo coletivo de formação de professores com experiências estéticas e conceituais que investiga suas próprias formas de expressão? E de maneira mais ampla, como produzir um conhecimento em educação que se experimenta corporal e coletivamente? Seguramente, percebe-se o risco e a ousadia da empreitada. Mas parece que é hora de praticar academicamente esta relação que os campos do saber na atualidade dão por sentada: que corpo e mente, sensível e inteligível, sujeito e objeto, dão- se um pelo outro e ao mesmo tempo. Pretende-se aqui praticar essas relações nas próprias formas de saber que se configuram neste ensaio. Pretende-se acolher a dimensão filosófica que ativa esta dança e a dimensão sensorial que vive nas filosofias da diferença.

Palabras clave : Dança; Corpo; Contact Improvisation; Formação; Escrita.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )