SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue03Favorecer-se outro. Corpo e filosofia em contato improvisaçãoJohn Dewey e a educação como “reconstrução da experiência”: um possível diálogo com a educação contemporânea author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Ética e educação: reflexões acerca da docência. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.559-572. ISSN 1984-6444.

O presente texto tematiza os vínculos entre o campo da ética e da educação, em especial no que tange ao exercício da docência. O faz dentro de um posicionamento que reconhece a necessidade de um referencial ético-moral para configurar o mundo humano, considerando, porém, o caráter histórico deste referencial. A posição implica a necessidade de tomarmos decisões diante das novas configurações que se apresentam na contemporaneidade, levando o campo educacional a assumir destacada relevância, desde que permita o exercício da crítica nos limites do caráter republicano da escola.

Keywords : Ética; Educação; Prática Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )