SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número03Favorecer-se outro. Corpo e filosofia em contato improvisaçãoJohn Dewey e a educação como “reconstrução da experiência”: um possível diálogo com a educação contemporânea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Ética e educação: reflexões acerca da docência. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.559-572. ISSN 1984-6444.

O presente texto tematiza os vínculos entre o campo da ética e da educação, em especial no que tange ao exercício da docência. O faz dentro de um posicionamento que reconhece a necessidade de um referencial ético-moral para configurar o mundo humano, considerando, porém, o caráter histórico deste referencial. A posição implica a necessidade de tomarmos decisões diante das novas configurações que se apresentam na contemporaneidade, levando o campo educacional a assumir destacada relevância, desde que permita o exercício da crítica nos limites do caráter republicano da escola.

Palabras clave : Ética; Educação; Prática Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )