SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue03Filmes na sala de aula: recurso didático, abordagem pedagógica ou recreação? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ARAUJO-OLIVEIRA, Anderson. Desafios e obstáculos da pesquisa em educação para a transformação das práticas pedagógicas. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.03, pp.617-632. ISSN 1984-6444.

As reformas educativas atualmente empreendidas por numerosos países marcam uma ruptura importante com modelos anteriores de ensino e indicam a necessidade de uma transformação das práticas docentes. O presente artigo propõe uma reflexão em torno das contribuições e dos limites das pesquisas científicas no campo das ciências da educação e em particular aquelas que se referem às práticas pedagógicas para a construção de um Referencial de Formação Profissional que possa servir tanto à formação docente (inicial e continuada) quanto à transformação das próprias práticas. Após colocar em evidência a necessária tranformação das práticas pedagógicas que reclamam as reformas atuais, o artigo assinala alguns obstáculos e desafios aos quais as pesquisas em educação têm sido confrontadas atualmente e propõe algumas pistas teórico metodólogicas potencialmente favoráveis a uma melhor articulação entre pesquisa e prática. Se o artigo não dá respostas definitivas às perguntas que ele levanta ao longo da discussão, ele permite levantar certas pistas possibilitando alimentar as reflexões de pesquisadores e formadores de diferentes países onde a análise das práticas representa um desafio essencial para a concretização dessas reformas educacionais.

Keywords : Pesquisa; Educação; Prática Pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )