SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01Brincadeiras de crianças Mbyá-Guarani no urbano: reflexões acerca da antropologia e da psicologia da educaçãoA organização interdisciplinar na reforma curricular da formação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

LOPES, Eduardo Simonini. O sonhar emancipatório e a educação. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.125-137. ISSN 1984-6444.

O presente trabalho tem como principal objetivo problematizar o conceito de emancipação, especialmente sua apropriação pelo campo educacional. O referido conceito foi muito incorporado a discursos revolucionários - principalmente a partir do movimento iluminista no Século XVIII - para indicar a busca por uma vida mais livre, mais esclarecida e também mais feliz, trazendo, nesta perspectiva, orientações teleológicas que nutriram muitos sonhos político-ideológicoteológicos a promulgarem a possibilidade de se alcançar - pelas mais diferentes formas de lutas - instâncias de salvação coletiva e, ou bem-aventurança individual. A educação, quando significada como emancipatória, tendeu a fomentar propostas e práticas que muitas vezes se encontravam atreladas ao cultivo de ideais de progresso, desalienação ou empreendedorismo. Porém, acredita-se haver outras significações para o conceito de educação emancipatória, principalmente quando se aborda a emancipação não pela perspectiva do progresso ou da evolução, mas por uma orientação que se apóia em políticas de invenção, promotoras de crises, rupturas e movimentos que possam fazer nascer maneiras de pensar-agir não mapeadas e passíveis de criação de novas sensibilidades.

Palabras clave : Emancipação; Educação; Invenção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )