SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número01O sonhar emancipatório e a educaçãoA gestão democrática nas escolas públicas de Santa Catarina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SCHNEIDER, Marilda Pasqual. A organização interdisciplinar na reforma curricular da formação docente. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.01, pp.139-153. ISSN 1984-6444.

O texto focaliza o conceito de interdisciplinaridade presentificado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação dos Professores da Educação Básica. O objetivo é verificar qual lógica embasa as indicações legais que tomam a interdisciplinaridade como um dos eixos da reforma curricular da formação docente. As análises realizadas em documentos com assinatura oficial assinalam recontextualizações hibridizadas do conceito nas indicações professadas. No entanto, a ênfase nos aspectos metodológicos da atividade interdisciplinar demarca uma adoção predominantemente instrumental do termo, consoante concepções norte-americanas anglófonas, favorecendo a sua utilização pela lógica do racionalismo pragmático-utilitário. As conclusões a que se chega evidenciam, de um lado, a necessidade de ampliação do diálogo sobre os conceitos de interdisciplinaridade difundidos no meio educacional de modo a se evitarem banalizações na sua interpretação, e, de outro, a necessidade de aprofundamento, a partir de perspectivas críticas e reflexivas, nos estudos sobre as políticas curriculares para a formação de professores da Educação Básica.

Palabras clave : Interdisciplinaridade; Diretrizes Curriculares Nacionais; Formação dos Professores da Educação Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )