SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Sentidos situados em eventos de letramento na esfera acadêmicaImportância da escola para pais, mães, alunos, professores, funcionários e dirigentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GALLO, Sílvio. Educação: entre a subjetivação e a singularidade. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.229-243. ISSN 1984-6444.

Este artigo retoma a problematização do conceito de ideologia para pensar a dimensão ideológica da educação. Inicia por um percurso pelo tema da ideologia no contexto do pensamento marxista, passando por Marx, Gramsci e Althusser. Em um outro referencial, busca o aporte de uma descrição fenomenológica com Sartre, explorando as relações do conceito de má-fé com a ideologia. Parte, então, para um outro registro distinto da filosofia da consciência, explorando a noção de produção de subjetividades, especialmente com Guattari, mas também com o apoio de Deleuze e de Foucault. Neste contexto, a ideologia é tratada como processo de subjetivação, de construção social e maquínica de subjetividades. As possibilidades de resistência e de criação, como linhas de fuga, são exploradas ao final, em torno da ideia de singularidade, lançando o desafio de se pensar e produzir processos de singularização nas instituições escolares.

Palabras clave : Ideologia; Singularidade; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )