SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Sentidos situados em eventos de letramento na esfera acadêmicaImportância da escola para pais, mães, alunos, professores, funcionários e dirigentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

GALLO, Sílvio. Educação: entre a subjetivação e a singularidade. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.229-243. ISSN 1984-6444.

Este artigo retoma a problematização do conceito de ideologia para pensar a dimensão ideológica da educação. Inicia por um percurso pelo tema da ideologia no contexto do pensamento marxista, passando por Marx, Gramsci e Althusser. Em um outro referencial, busca o aporte de uma descrição fenomenológica com Sartre, explorando as relações do conceito de má-fé com a ideologia. Parte, então, para um outro registro distinto da filosofia da consciência, explorando a noção de produção de subjetividades, especialmente com Guattari, mas também com o apoio de Deleuze e de Foucault. Neste contexto, a ideologia é tratada como processo de subjetivação, de construção social e maquínica de subjetividades. As possibilidades de resistência e de criação, como linhas de fuga, são exploradas ao final, em torno da ideia de singularidade, lançando o desafio de se pensar e produzir processos de singularização nas instituições escolares.

Palavras-chave : Ideologia; Singularidade; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )