SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Educação: entre a subjetivação e a singularidadeUniversitários flexíveis: a gestão dos talentos no capitalismo contemporâneo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

STRIEDER, Roque  y  ZIMMERMANN, Rose Laura Gross. Importância da escola para pais, mães, alunos, professores, funcionários e dirigentes. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.245-258. ISSN 1984-6444.

A escola participa cada vez mais cedo da vida das crianças e, ao fazê-lo, trabalha na perspectiva de dar ênfase ao desenvolvimento dos conhecimentos científicos, mas também na formação de valores. Nessa participação, não ficam alheios pais, funcionários, professores e dirigentes educacionais. Ouvir as vozes desses atores, em relatos sobre a importância da escola, teve como desafio desnudar um pouco mais essa complexa instituição que, criticada e questionada, continua atratora de crianças, adolescentes e jovens. Os pesquisados falam da escola como suporte de vida, local de convivência social, reconhecem-na como a segunda família, a segunda casa. Também se referem a ela como fonte de esperança para futuros melhores, acreditam que o indivíduo natural pode transformar-se em pessoa cultural. A posição dos pesquisados permite afirmar um alargamento no sentido da escola. Começam a perceber a importância da construção de conhecimentos, porque profundamente imbricados com o plano existencial da vida de cada um.

Palabras clave : Educação; Importância da Escola; Formação Humana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )