SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Importância da escola para pais, mães, alunos, professores, funcionários e dirigentesPosições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Roberto Rafael Dias da. Universitários flexíveis: a gestão dos talentos no capitalismo contemporâneo. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.259-271. ISSN 1984-6444.

O presente artigo examina algumas estratégias de constituição dos sujeitos universitários na contemporaneidade, procurando compreender os modos pelos quais seus talentos são produzidos e administrados nas tramas do novo capitalismo. Parte-se de uma pesquisa que analisou o Caderno Vestibular/ZH, suplemento publicado pelo jornal Zero Hora (RS), endereçado aos estudantes em processo preparatório para ingresso na universidade. Tal pesquisa aproxima-se teoricamente dos estudos do filósofo Michel Foucault, em especial daqueles centrados no conceito de governamentalidade. No limite, indica-se que o suplemento colocado em análise é produtivo em táticas e em estratégias que tendem a constituir um sujeito universitário produtivo economicamente, capaz de gerir sua vida pessoal e profissional em uma lógica empresarial.

Palabras clave : Universitários; Talento; Mídia Contemporânea.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )