SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue02Universitários flexíveis: a gestão dos talentos no capitalismo contemporâneoGestão escolar: a prática pedagógica administrativa na política de educação inclusiva author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

HENNING, Paula Corrêa. Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.273-285. ISSN 1984-6444.

O presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel Foucault, pensa-se acerca de certo desprestígio das Ciências Humanas ainda na atualidade, anunciando uma fragilidade teórica no campo da docência. Na correnteza dessa fragilidade, aparecem os chamados especialistas respaldados na Ciência para ajudar o docente a pensar sobre seu campo de trabalho, sugerindo novas práticas corretas do ser professor. Problematiza-se algumas posições que nos constituem enquanto sujeitos e alguns discursos relativos à nossa profissão das Ciências Humanas.

Keywords : Educação; Posição de Sujeito; Trabalho Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )