SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02Universitários flexíveis: a gestão dos talentos no capitalismo contemporâneoGestão escolar: a prática pedagógica administrativa na política de educação inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

HENNING, Paula Corrêa. Posições de sujeito no campo da educação: de desprestígios, fragilidades e discursos especializados. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.273-285. ISSN 1984-6444.

O presente texto busca trazer alguns dos discursos que circulam por investigações no campo da Educação, anunciando as posições de sujeito no campo dos saberes da Educação. Com a discussão do Triedro dos Saberes em Michel Foucault, pensa-se acerca de certo desprestígio das Ciências Humanas ainda na atualidade, anunciando uma fragilidade teórica no campo da docência. Na correnteza dessa fragilidade, aparecem os chamados especialistas respaldados na Ciência para ajudar o docente a pensar sobre seu campo de trabalho, sugerindo novas práticas corretas do ser professor. Problematiza-se algumas posições que nos constituem enquanto sujeitos e alguns discursos relativos à nossa profissão das Ciências Humanas.

Palabras clave : Educação; Posição de Sujeito; Trabalho Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )