SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número02As “semanas educacionais”: arquitetura do poder sob a celebração da didática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ESPINDOLA, Claiton Rosa  y  VASCONCELLOS, Vanessa Alves da Silveira de. Costurando histórias: histórias de vida e suas contribuições na educação. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.02, pp.329-343. ISSN 1984-6444.

Construímos este artigo analisando alguns aspectos do filme Colcha de Retalhos (1995), que é uma produção cinematográfica, que foi proposta para que assistíssemos e, posteriormente, refletíssemos em uma de nossas aulas do Seminário temático da Linha de Pesquisa 1: Memória, Formação e Histórias de vida , disciplina ofertada pelo Programa de Pós-graduação do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O filme enfoca as histórias de vida de um grupo de mulheres, tendo a colcha de retalhos como mediadora de suas relações sociais, bem como um suporte de comunicação para seus sentimentos e emoções, a partir das várias histórias, símbolos, figuras e desenhos que são apresentados nos bordados nesta “colcha de memórias”. Procuramos também fazer uma relação do filme com a metodologia História de Vida, e como esta se mostra rica nas pesquisas no campo educacional, proporcionando processo de autoformação aos sujeitos sociais envolvidos, à medida que o esforço pessoal de explicitação de uma dada trajetória de vida obriga a uma grande implicação e contribui para uma tomada de consciência individual e coletiva.

Palabras clave : História de Vida; Formação; Subjetividade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )