SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue03Encuentros y convivencia escolarPolíticas e práticas curriculares, diversidade e violências nas escolas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

DANI, Lúcia Salete Celich. Escola: os conflitos sociomorais e a construção da personalidade moral. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.381-394. ISSN 1984-6444.

Este artigo apresenta reflexões sobre os conflitos sociomorais e as violências presentes no ambiente escolar. As informações para este texto foram coletadas durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa intitulado “Personalidades morais em construção: os conflitos sociomorais e os sentimentos”. A pesquisa teve como objetivo investigar como as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental trabalhavam com as situações de conflitos sociomorais e com os sentimentos daqueles que neles estavam envolvidos, para, assim, compreender as repercussões na construção da personalidade moral autônoma dos alunos (PUIG, 1998). Foi previsto na metodologia do projeto, um estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), a realização de entrevistas semi-estruturadas com docentes e a observação das turmas de alunos dessas professoras. Foram entrevistadas 14 professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas de quatro cidades do estado do Rio Grande do Sul. Seis atuavam na cidade de Santa Maria, uma em Faxinal do Soturno, quatro em Nova Palma e três em Roque Gonzales. A pesquisa empírica revelou um universo de dados que apontaram para a existência de conflitos e violências tanto na relação aluno-aluno quanto na relação professora-aluno. Os conflitos e violências observados (em sua maioria) foram decorrentes de um sentimento de abstenção por parte das professoras entrevistadas. Somado ao despreparo na formação, ao desconhecimento de como mediar conflitos e a não compreensão de algumas situações de conflitos como violências, as práticas autoritárias das professoras também se destacaram como um elemento que desfavoreceu a construção da personalidade moral autônoma e a relação EU-TU (BUBER, 1977).

Keywords : Conflitos Sociomorais; Violências na Escola; Personalidade Mora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )