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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

EYNG, Ana Maria. Políticas e práticas curriculares, diversidade e violências nas escolas. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.395-411. ISSN 1984-6444.

O estudo objetiva instigar o diálogo sobre as relações entre currículo escolar, diversidade e violência nas escolas, tendo como referência as questões conceituais analisadas nos textos de Arroyo (2007), McLaren (2008), Silva (2007), Castels (2008), Apple e Buras (2001), Candau (2005, 2008), Hall (2005), Moreira (2002), Ball (2001) e Bordieu (1996), além dos documentos legais que definem as atuais políticas educacionais. As tensões que circulam e atravessam o contexto escolar, o jogo de forças, interesses e a diversidade contribuem para a configuração do fenômeno das violências nas escolas. Nesse contexto, marcado pelas desigualdades e exclusão constituem-se como fundamentais a formulação, a implementação e avaliação de políticas e práticas curriculares que efetivem o diálogo em face das tensões e conflitos produzidos pelas abordagens monoculturais, etnocêntricas e hegemônicas.

Palavras-chave : Políticas Curriculares; Diversidade; Violências nas Escolas.

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