SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue03Políticas e práticas curriculares, diversidade e violências nas escolasDiscriminação e preconceito como fatores de violência e atitudes docentes como fator de promoção de resiliência na escola author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

GUIMARAES, Áurea M.. Novos regimes de ver, ouvir e sentir afetam a vida escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.413-429. ISSN 1984-6444.

Este artigo parte da ideia de que todos nós estamos envolvidos com o poder e, por conseguinte, com a violência. Seu objetivo é pensar sobre a forma como a violência afeta todos os membros da comunidade escolar e como estes são capturados por opiniões/representações que acabam bloqueando as “vias de passagem” aos atos violentos. Manifesta ideias que caminham em uma perspectiva diferente das propostas educativas neoliberais. Nesse sentido, desafia alunos e professores a construírem as suas diferenças em espaços criativos nos quais não seja mais necessário “mapear”, “dominar”, “vigiar” e “treinar” condutas.

Keywords : Violência; Comunidade Escolar; Poder.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )