SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Políticas e práticas curriculares, diversidade e violências nas escolasDiscriminação e preconceito como fatores de violência e atitudes docentes como fator de promoção de resiliência na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GUIMARAES, Áurea M.. Novos regimes de ver, ouvir e sentir afetam a vida escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.413-429. ISSN 1984-6444.

Este artigo parte da ideia de que todos nós estamos envolvidos com o poder e, por conseguinte, com a violência. Seu objetivo é pensar sobre a forma como a violência afeta todos os membros da comunidade escolar e como estes são capturados por opiniões/representações que acabam bloqueando as “vias de passagem” aos atos violentos. Manifesta ideias que caminham em uma perspectiva diferente das propostas educativas neoliberais. Nesse sentido, desafia alunos e professores a construírem as suas diferenças em espaços criativos nos quais não seja mais necessário “mapear”, “dominar”, “vigiar” e “treinar” condutas.

Palabras clave : Violência; Comunidade Escolar; Poder.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )