SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número03Modernidade, pós-modernidade e os reflexos na educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ESPERANCA, Joice Araújo  y  DIAS, Cleuza Sobral. Meninos versus meninas: representações de gênero em desenhos animados e seriados televisivos sob olhares infantis. Educação. Santa Maria [online]. 2010, vol.35, n.03, pp.533-546. ISSN 1984-6444.

Este artigo apresenta reflexões suscitadas por uma experiência investigativa acerca do consumo televisivo na infância. O referido estudo buscou conhecer as interações que as crianças estabelecem com as produções televisivas, identificando as aprendizagens construídas pelos telespectadores infantis ao se apropriarem de suas mensagens e conteúdos. Participaram da pesquisa 24 crianças, estudantes de uma escola da rede pública de ensino do município de Rio Grande. Sob a orientação dos pressupostos da abordagem qualitativa, foram realizadas observações, entrevista coletiva e organizadas situações de reflexão, debate e produção na sala de aula, focalizando o desenho animado Três Espiãs Demais e o seriado Power Rangers Força Animal, o que permitiu conhecer as interpretações do grupo a respeito dos seus enredos e personagens. Ao longo deste texto, em específico, problematiza-se o gênero como categoria de análise, evidenciando que as produções televisivas direcionadas às crianças constroem representações marcadas por oposições e dualismos, ensinando modos de ser menina e menino pautados em significados culturais hegemônicos.

Palabras clave : Produções Televisivas; Crianças; Representações de Gênero.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )