SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Pluralismo, estructuración y construcción de la identidad en la educación media Uruguaya: interacciones desde las trincherasA escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GIL, Carmem Zeli de Vargas. Jovens e juventudes: consensos e desafios. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.25-42. ISSN 1984-6444.

Este artigo retrata parte das reflexões empreendidas na pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Examina os consensos que os estudos, a partir da década de 1990, produziram sobre os jovens, evidenciando a diversidade e as desigualdades que envolvem os jovens de nosso tempo. Do ponto de vista teórico, as análises tiveram sustentação nos estudos de Melucci, Sposito, Pais, Serna, Reguillo, Abad, Feixa entre outros. Percebe-se que após as atenções terem se dirigido às crianças e aos adolescentes nos anos 80 com a elaboração e a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, na década seguinte é a categoria juventude que ganha visibilidade. Diversos fatores pesam nesse sentido, como o grande contingente populacional jovem, o índice de desemprego e desocupação juvenil, a disseminação da AIDS entre os jovens e os indicadores sociais que colocam a juventude como “problema social”. Nesse contexto, alguns consensos começam a se firmar: o entendimento dos jovens como sujeitos de direitos, a diversidade da realidade juvenil, a juventude como uma condição singular e a necessidade de respostas diferentes para situações diversas. Permanecem, entretanto, os desafios colocados pelos dados que indicam a situação dos jovens brasileiros.

Palabras clave : Jovens; Juventudes; Desigualdades; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )