SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue01Jovens e juventudes: consensos e desafios¿De qué hablamos cuando hablamos de “culturas juveniles en la enseñanza media”? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MARTINS, Carlos Henrique dos Santos  and  CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues. A escola diante das culturas juvenis: reconhecer para dialogar. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.43-56. ISSN 1984-6444.

Diversas manifestações culturais presentes na cidade - e com baixa visibilidade no espaço escolar - têm os jovens como atores principais. Os jovens criam espaços próprios de socialização que se transformam em territórios culturalmente expressivos e nos quais diferentes identidades são elaboradas. A cultura se manifesta como espaço social privilegiado de práticas, representações, símbolos e rituais. A produção das identidades, além de demarcar territórios de sociabilidades e de práticas coletivas, põe em jogo interesses em comum que dão sentido ao “estar junto” e ao ser dos grupos. Nos territórios culturais juvenis delineam- se espaços de autonomia conquistados pelos jovens e que permitem a eles e elas transformar esses mesmos ambientes ressignificando- os a partir de suas práticas específicas. O artigo apresenta e discute processos sociais e culturais contemporâneos produtores das denominadas culturas juvenis e procura chamar a atenção para o necessário reconhecimento desses processos pela escola. Os grupos culturais juvenis são decisivos na socialização dos jovens que frequentam a escola de Ensino Médio que, além de alunos, são, também, sujeitos de outros espaços e tempos culturais da cidade.

Keywords : Juventude; Culturas Juvenis; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )