SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Juventud, enseñanza secundaria y trayectorias de vidaHacer presente el saber de las maestras: prácticas educativas que crean y recrean la vida en las aulas. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

TOMAZETTI, Elisete Medianeira et al. Entre o “gostar” de estar na escola e a invisibilidade juvenil: um estudo sobre jovens estudantes de Santa Maria, RS. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.79-94. ISSN 1984-6444.

Este artigo coloca em pauta os jovens estudantes de Ensino Médio da cidade de Santa Maria e algumas de suas perspectivas relacionadas ao processo de escolarização. Santa Maria, pela sua condição de cidade universitária, interfere significativamente na vida escolar dos jovens. Tomamos como referência para esse texto a pesquisa “Educação e Juventude: jovens das escolas públicas de Ensino Médio de Santa Maria”, realizada ao longo do ano de 2009, cujos dados são resultantes de entrevistas com 370 jovens do Ensino Médio, envolvendo escolas situadas na zona urbana e rural de Santa Maria. A metodologia definida pela investigação constitui-se de duas etapas, uma quantitativa, em que os dados foram levantados e analisados, e outra qualitativa, a que utiliza como método “grupos de diálogo”, técnica utilizada em outras investigações com jovens e que privilegia o diálogo e a expressão juvenil. O texto apresenta, inicialmente, uma discussão ampla acerca da juventude e dos processos de escolarização e, posteriormente, os dados e as análises correspondentes à referida pesquisa. Por fim, focalizamos e debatemos dois pontos: o “gostar” de estar na escola na perspectiva dos jovens e a invisibilidade da cultura desse segmento social no âmbito escolar.

Palabras clave : Jovens; Ensino Médio; Invisibilidade Juvenil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )