SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Hacer presente el saber de las maestras: prácticas educativas que crean y recrean la vida en las aulas.Educação intercultural em movimento: revisitando um conceito a partir do trabalho de investigação em grupo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PEREZ, Beatriz Corsino  y  CASTRO, Lucia Rabello de. Jovens no Rio de Janeiro: percursos, inseguranças e riscos. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.107-120. ISSN 1984-6444.

Os jovens criam representações sobre a cidade a partir dos seus percursos e das relações que estabelecem com as pessoas e com o espaço. A diversidade da cidade pode ser vista como algo negativo, gerando medo e insegurança. Neste artigo, investigamos como os jovens enfrentam os riscos da vida na cidade: que ações e estratégias usam, que espaços elegem frequentar, que sentimentos emergem quando estão em lugares onde se sentem mais ou menos ameaçados. Para isso, realizamos entrevistas semiestruturadas com sete jovens (quatro rapazes e três moças), com idades entre 18 e 28 anos, moradores de diferentes bairros e regiões da cidade do Rio de Janeiro. Na análise, percebemos como o sentimento de insegurança está relacionado aos vínculos que os jovens estabelecem com o espaço, com o seu conhecimento e o sentimento de pertencimento a um lugar. Discutimos o conflito vivido por alguns jovens entre a experimentação e o desfrute da diversidade da cidade e a preocupação com a realidade de outras pessoas que sofrem com a violência e a precariedade dos lugares em que vivem. Para outros, a experiência urbana é marcada pelo desejo de ter acesso aos bens culturais e simbólicos da cidade sem sofrer preconceitos e discriminação.

Palabras clave : Jovens; Cidade; Insegurança; Conflito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )