SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número01Educação intercultural em movimento: revisitando um conceito a partir do trabalho de investigação em grupo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BAUER, Carlos. Educação e formação política: um estudo histórico e institucional da Fundação Nativo da Natividade. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.01, pp.141-141. ISSN 1984-6444.

O ensaio apresenta alguns aspectos e princípios norteadores dos sistemas de cursos de formação política desenvolvidos pelas classes trabalhadoras, desde 1988 até o final da segunda metade da década de 1990, através da Fundação Nativo da Natividade (FNN). Suas bases metodológicas se baseavam no método dialético, no emprego de uma sistematização da formação ideológica, estabelecimento de princípios de um novo comportamento político, no estimulo ao espírito crítico e à criatividade, na responsabilidade de cada um para com a sua própria formação e para com a formação de outros companheiros e no compromisso com a ação concreta de transformação social. Destaca a importância e a necessidade da educação política dos trabalhadores, reconhecendo que ela não deve se reduzir aos conhecimentos técnicos e imediatos, mas que possa possibilitar a elevação de sua consciência na disputa da hegemonia social.

Palabras clave : Fundação Nativo da Natividade (FNN); Formação Política; Classes Trabalhadoras; Hegemonia Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )