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Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. Direito social à educação: elementos iniciais para situar uma política de gênero na universidade. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.189-202. ISSN 1984-6444.

O texto tem como objetivo fornecer alguns subsídios para pensar-se uma política de gênero na universidade. Para tanto, inicialmente são apresentados alguns conceitos relacionados à desigualdade social, com a intenção de esclarecer quais tipos de desigualdades estão em questão quando falamos em gênero. Em seguida, discorre-se sobre o conceito de gênero propriamente dito, para depois falar da educação como produtora e reprodutora das relações de gênero na sociedade, e sobre como este fenômeno pode ser visto na universidade. Com esse propósito serão apresentados dados a respeito das presenças masculina e feminina na universidade: estudantes matriculados/as, docentes, pesquisadores/ as e bolsistas de produtividade em pesquisa. Finalmente, a título de conclusão, serão destacadas algumas condições para um maior empoderamento das mulheres na educação superior: ampliar a investigação sobre os mecanismos e as práticas que atribuem lugares específicos para mulheres e homens na universidade; estabelecer uma política mais efusiva de formação de docentes; e interferir para o estabelecimento de relações de gênero mais igualitárias desde a escola, superando o modelo da escola mista em direção à coeducação.

Palavras-chave : Relações de Gênero; Desigualdades Sociais; Educação Superior.

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