SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Direito social à educação: elementos iniciais para situar uma política de gênero na universidadeDocência na universidade: compromisso profissional e qualidade de ensino na graduação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A prática como componente curricular na formação de professores. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.203-218. ISSN 1984-6444.

Este artigo discute a prática como componente curricular na formação de professores a partir de três perspectivas: 1) uma análise dessa expressão na atual legislação educacional brasileira, ou seja, nos documentos legais sobre Educação que foram produzidos, no País, a partir da aprovação da Lei de Diretrizes Nacionais da Educação Nacional (Lei no. 9.394/96), de 1996; 2) uma discussão, baseada nos trabalhos de John Dewey, sobre as origens das dificuldades de se compreender e se seguir o princípio da indissociabilidade teoria-prática na formação docente e, por fim, 3) a apresentação de algumas possibilidades colocadas pelo movimento pela profissionalização do trabalho docente - um movimento iniciado nos anos 1980, nos Estados Unidos e Canadá, e que tem como princípios: conceber o ensino como uma atividade profissional apoiada em um sólido repertório de conhecimentos, entender a prática profissional como um lugar de formação e de produção de saberes pelos práticos e estabelecer ligação entre as instituições universitárias de formação e as escolas da Educação Básica.

Palabras clave : Formação de Professores; Prática como Componente Curricular; Trabalho Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )