SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02A prática como componente curricular na formação de professoresPedagogia universitária e formação docente: em foco o programa Ciclus índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VASCONCELLOS, Maura Maria Morita  y  OLIVEIRA, Cláudia Chueire de. Docência na universidade: compromisso profissional e qualidade de ensino na graduação. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.219-234. ISSN 1984-6444.

O artigo analisa resultado de pesquisa relativa à docência e formação pedagógica na qual um dos objetivos foi conhecer percepções de estudantes e docentes a respeito da qualidade do ensino de graduação numa universidade pública. A opção metodológica pautou-se na abordagem de cunho qualitativo, de caráter exploratório-descritivo. O questionário foi o instrumento utilizado para coleta de dados junto aos docentes e estudantes de cursos de graduação. Foram respondidos questionários por 715 estudantes e 64 docentes. Como resultado, foram identificados problemas que se relacionam: à atuação do professor, ao comportamento de alunos, à organização do curso e à instituição. Sobre a atuação do professor, priorizada neste texto, destacam-se problemas relativos à competência e ao compromisso docente, o que remete, necessariamente, à questão da formação docente. Evidencia-se a necessidade de a universidade pensar a si própria e olhar, de maneira crítica, para suas mazelas e deficiências, desenvolvendo suas responsabilidades sociais e buscando consolidar-se como instituição a serviço da educação e da construção da sociedade humana.

Palabras clave : Formação de Professores; Docência Universitária; Formação Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )