SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue02Docência na universidade: compromisso profissional e qualidade de ensino na graduaçãoColetivo de professores pesquisadores: notas sobre uma experiência de formação continuada com uso de ambiente virtual author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

VASCONCELLOS, Vanessa Alves da Silveira de  and  OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Pedagogia universitária e formação docente: em foco o programa Ciclus. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.235-249. ISSN 1984-6444.

A formação do professor é um processo contínuo que ocorre de maneira singular para cada docente, possuindo uma forma de acordo com as experiências que este vivencia. Cada docente é responsável por sua formação que, através de experiências, tanto profissionais como pessoais, mobilizam saberes e fazeres que configuram sua prática educativa. É nessa perspectiva que é apresentado este trabalho o qual se origina de uma pesquisa desenvolvida a partir de um convênio entre Brasil e Portugal, sobre a formação de professores atuantes no ensino superior, tendo como objetivo o conhecimento das significações dos professores universitários em relação ao seu processo formativo. Essa pesquisa de cunho qualitativo se baseia na abordagem teórico-metodológica Histórias de Vida, enfocando a trajetória profissional e os processos formativos dos docentes que fazem parte do Programa Ciclus da Universidade Federal de Santa Maria. A investigação/formação vem produzindo através da compreensão da experiência instituída de formação dos professores iniciantes na carreira universitária, resultados sobre os processos de ensino- aprendizagem na docência no ensino superior. Tudo isso se dá por meio dos participantes oriundos de diferentes áreas de conhecimento.

Keywords : Pedagogia Universitária; Formação; Docência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )