SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Docência na universidade: compromisso profissional e qualidade de ensino na graduaçãoColetivo de professores pesquisadores: notas sobre uma experiência de formação continuada com uso de ambiente virtual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VASCONCELLOS, Vanessa Alves da Silveira de  y  OLIVEIRA, Valeska Maria Fortes de. Pedagogia universitária e formação docente: em foco o programa Ciclus. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.235-249. ISSN 1984-6444.

A formação do professor é um processo contínuo que ocorre de maneira singular para cada docente, possuindo uma forma de acordo com as experiências que este vivencia. Cada docente é responsável por sua formação que, através de experiências, tanto profissionais como pessoais, mobilizam saberes e fazeres que configuram sua prática educativa. É nessa perspectiva que é apresentado este trabalho o qual se origina de uma pesquisa desenvolvida a partir de um convênio entre Brasil e Portugal, sobre a formação de professores atuantes no ensino superior, tendo como objetivo o conhecimento das significações dos professores universitários em relação ao seu processo formativo. Essa pesquisa de cunho qualitativo se baseia na abordagem teórico-metodológica Histórias de Vida, enfocando a trajetória profissional e os processos formativos dos docentes que fazem parte do Programa Ciclus da Universidade Federal de Santa Maria. A investigação/formação vem produzindo através da compreensão da experiência instituída de formação dos professores iniciantes na carreira universitária, resultados sobre os processos de ensino- aprendizagem na docência no ensino superior. Tudo isso se dá por meio dos participantes oriundos de diferentes áreas de conhecimento.

Palabras clave : Pedagogia Universitária; Formação; Docência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )