SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Pedagogia universitária e formação docente: em foco o programa CiclusAprender e ensinar química para quê? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SCHEID, Neusa Maria John  y  MEURER, César Fernando. Coletivo de professores pesquisadores: notas sobre uma experiência de formação continuada com uso de ambiente virtual. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.251-263. ISSN 1984-6444.

O artigo analisa a experiência de um Programa de Educação Continuada de uma escola do interior do Rio Grande do Sul, Brasil. Esse programa - que desde 2006 envolve professores de todos os níveis e, também, pessoal técnico- administrativo, serviços pedagógicos e direção - obteve êxito no uso de ambiente virtual de aprendizagem. A primeira parte do texto apresenta um argumento a favor da organização coletiva e da atitude investigativa, tidas como centrais na formação continuada de professores. Na segunda seção, o argumento é enriquecido teoricamente com as expressões Coletivo de Pensamento e Estilo de Pensamento, de Ludwik Fleck. A terceira parte aprecia uma estratégia de realização do argumento: o ambiente virtual. Conclui-se que essa estratégia foi decisiva para a constituição de um coletivo de professores pesquisadores. O texto é redigido em tom de partilha, do ponto de vista dos responsáveis pela condução e dinamização da referida experiência.

Palabras clave : Formação Continuada; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Fleck.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )