SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Coletivo de professores pesquisadores: notas sobre uma experiência de formação continuada com uso de ambiente virtualPsicogênese da noção de violência: um estudo evolutivo a partir da perspectiva piagetiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

UHMANN, Rosangela Inês Matos  e  CONTE, Isaura Isabel. Aprender e ensinar química para quê?. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.265-278. ISSN 1984-6444.

Este artigo reflete a respeito dos conhecimentos escolares de química e seu sentido nas aplicações cotidianas. O senso comum afirma, porém, que tais aprendizagens pouco contribuem para as pessoas que não possuem vínculo direto com esta área. Metodologicamente, as análises e reflexões são decorrentes da prática cotidiana em sala de aula na área de química e também de inserção no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC - R/S), bem como atuação na educação popular. A coleta de dados apresentados é fruto de observações e registros em diários de campo desde o processo de avaliação escolar, práticas em sala de aula e no movimento popular, especialmente em reuniões e encontros de mulheres. Como resultado, apresenta-se a necessidade de comprometimentos individuais e coletivos em espaços escolares ou extraescolares em vista de uma religação teoria-prática na ensinança. Com relação às conclusões, afirma-se que a química está bem mais fora do que dentro das fórmulas livrescas, mas isto não significa que esteja excluída da escola. Faz-se necessário enxergá-la num contexto abrangente e potencializar a ligação com a vida e o universo dos sujeitos escolares.

Palavras-chave : Química; Escola; Cotidiano.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )