SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue02Psicogênese da noção de violência: um estudo evolutivo a partir da perspectiva piagetianaPor uma pedagogia das grandes urgências planetárias author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

GUIMARAES, Célia Maria; RODRIGUES, Sílvia Adriana  and  PIFFER, Claudia Cristina Garcia. A criança e o professor na educação infantil: representações de alunos do curso de pedagogia. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.297-311. ISSN 1984-6444.

Tendo como aporte teórico a teoria das Representações Sociais (RS) de Moscovici e seguidores, pretendemos investigar a interferência dos processos de formação inicial nas representações que os futuros professores têm e constroem sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Adotamos como objetivos específicos: identificar junto aos alunos em formação no curso de Pedagogia da FCT/Unesp e do CPAN/UFMS como se estruturam as representações sociais sobre a profissão docente, sobre a especificidade do trabalho pedagógico e sobre as crianças com as quais exercerão a docência; analisar continuidades e transformações nas RS no decorrer do processo de formação inicial, procurando identificar se o processo formativo e as práticas educativas adotadas são capazes de imprimir alterações nas RS preexistentes e comparar as representações dos estudantes. O estudo, de caráter longitudinal, acompanhará os estudantes entre os anos de 2009 e 2012, utilizando como instrumentos para obtenção dos dados questionários, texto narrativo e entrevistas. O tratamento dos dados se deu com auxílio de softwares estatísticos (Evoc, Alceste e SPSS) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Encontramos RS entre os estudantes das duas universidades que não se adequam ao perfil de professor de crianças pequenas e a concepção de criança/infância na contemporaneidade.

Keywords : Representações Sociais; Educação Infantil; Formação de Professores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )