SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número02Psicogênese da noção de violência: um estudo evolutivo a partir da perspectiva piagetianaPor uma pedagogia das grandes urgências planetárias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GUIMARAES, Célia Maria; RODRIGUES, Sílvia Adriana  y  PIFFER, Claudia Cristina Garcia. A criança e o professor na educação infantil: representações de alunos do curso de pedagogia. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.02, pp.297-311. ISSN 1984-6444.

Tendo como aporte teórico a teoria das Representações Sociais (RS) de Moscovici e seguidores, pretendemos investigar a interferência dos processos de formação inicial nas representações que os futuros professores têm e constroem sobre o trabalho pedagógico na Educação Infantil. Adotamos como objetivos específicos: identificar junto aos alunos em formação no curso de Pedagogia da FCT/Unesp e do CPAN/UFMS como se estruturam as representações sociais sobre a profissão docente, sobre a especificidade do trabalho pedagógico e sobre as crianças com as quais exercerão a docência; analisar continuidades e transformações nas RS no decorrer do processo de formação inicial, procurando identificar se o processo formativo e as práticas educativas adotadas são capazes de imprimir alterações nas RS preexistentes e comparar as representações dos estudantes. O estudo, de caráter longitudinal, acompanhará os estudantes entre os anos de 2009 e 2012, utilizando como instrumentos para obtenção dos dados questionários, texto narrativo e entrevistas. O tratamento dos dados se deu com auxílio de softwares estatísticos (Evoc, Alceste e SPSS) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Encontramos RS entre os estudantes das duas universidades que não se adequam ao perfil de professor de crianças pequenas e a concepção de criança/infância na contemporaneidade.

Palabras clave : Representações Sociais; Educação Infantil; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )