SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Formación del profesorado universitario: mejorar a los docentes para mejorar la docênciaDocência universitária: formação ou improvisação? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha  y  BOLZAN, Doris Pires Vargas. Pedagogia universitária: desafio da entrada na carreira docente. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.425-440. ISSN 1984-6444.

O texto decorre de pesquisa sobre movimentos construtivos da docência superior, com quarenta professores de duas Instituições de Ensino Superior (IES), pública e privada. Neste recorte, o objetivo é compreender quais marcadores definem a entrada na carreira docente, apreendidos em investigação narrativa, a partir de autorreconstruções biográficas e entrevistas, analisadas em uma perspectiva textual discursiva. Na compreensão deste movimento consideramos alguns fatores: a inserção na docência superior demarca a transição de profissionais em formação para professores autônomos - condição a ser construída no enfrentamento das condições sociais e institucionais; os sentimentos docentes são dinamizadores da atividade educativa e condicionam a atitude valorativa perante o mundo pessoal e profissional e a configuração de uma ambiência docente positiva; a resiliência perante as exigências da nova profissão, as condições oferecidas pelo ambiente universitário e ao modo de enfrentamento das dificuldades enfrentadas pelo professor ingressante. Esses fatores se intensificam, principalmente, quando não existe uma acolhida e um programa de inserção de novos docentes, capaz de fortalecê-los diante de situações inéditas que estão enfrentando, propiciando a superação de aspectos limitadores em si mesmo e no ambiente universitário.

Palabras clave : Docência Universitária; Entrada na Carreira Docente; Educação Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )