SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Pedagogia universitária: desafio da entrada na carreira docenteA docência na educação superior e as didáticas especiais: campos em construção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária: formação ou improvisação?. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.441-453. ISSN 1984-6444.

Este artigo tem como foco temático a formação pedagógica do professor universitário. A pesquisa-ação foi realizada numa parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e a Universidade de Lisboa-Portugal, por meio de uma vivência do grupo de pesquisa “Paradigmas Educacionais na Formação de Professores”, num projeto desenvolvido no Seminário de Aprofundamento de Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. A pesquisa-ação contou com o envolvimento de quatro doutorandas, uma delas da Universidade de Lisboa, coordenadas por duas doutoras/pesquisadoras. A pesquisa envolveu 15 encontros e permitiu registrar o processo de formação para a docência universitária. Ela desenvolveu-se em um processo que ampliou o campo de pesquisa porque foi realizado por meio de encontros presenciais e, concomitantemente, foi utilizado um ambiente virtual (Eureka) que possibilitou o contato contínuo dos pesquisadores. Objetivou-se a formação pedagógica de professores por meio de uma metodologia que atendesse ao paradigma da complexidade, com atividades baseadas na produção do conhecimento. Para tal, tomou-se como base as atividades realizadas por doutorandas, no âmbito stricto sensu, nível de doutorado, na área de Educação. Esta pesquisa, ao longo dos encontros, mostrou-se como um espaço colaborativo de aprendizagem da docência e de compartilhamento da produção do conhecimento, contribuindo para a formação pedagógica consciente e responsável dos envolvidos como pesquisadores e professores na Educação Superior.

Palabras clave : Paradigmas; Formação dos Professores; Prática Pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )