SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Docência universitária: formação ou improvisação?Educação superior: universidade e o projeto de formação cidadã índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A docência na educação superior e as didáticas especiais: campos em construção. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.455-464. ISSN 1984-6444.

O presente estudo visa discutir a docência na Educação Superior sob duas óticas. A primeira apresenta uma perspectiva com produções diversas, relativas aos processos de mudanças legais e de reforma educacional, bem como o exame dessas interferências na constituição da docência na Educação Superior, sob a ótica da racionalidade técnica . A segunda perspectiva refere-se à caracterização da docência e à constituição das didáticas específicas, abrangendo o estudo da aula e a problemática das disciplinas acadêmicas que supõem uma configuração conceitual e metodológica, com ênfase na natureza e especificidade do campo científico, nas orientações da didática geral, nas experiências acumuladas e suas relações com o contexto social. Discutir a docência na Educação Superior na contemporaneidade, com as transformações políticas e educacionais, implica repensar alguns fundamentos sob os quais ela se organiza. Trata-se de um campo que se está configurando a partir dos estudos e pesquisa sobre a docência e as aulas na Educação Superior.

Palabras clave : Educação Superior; Docência; Didáticas Especiais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )