SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Docência universitária: formação ou improvisação?Educação superior: universidade e o projeto de formação cidadã índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A docência na educação superior e as didáticas especiais: campos em construção. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.455-464. ISSN 1984-6444.

O presente estudo visa discutir a docência na Educação Superior sob duas óticas. A primeira apresenta uma perspectiva com produções diversas, relativas aos processos de mudanças legais e de reforma educacional, bem como o exame dessas interferências na constituição da docência na Educação Superior, sob a ótica da racionalidade técnica . A segunda perspectiva refere-se à caracterização da docência e à constituição das didáticas específicas, abrangendo o estudo da aula e a problemática das disciplinas acadêmicas que supõem uma configuração conceitual e metodológica, com ênfase na natureza e especificidade do campo científico, nas orientações da didática geral, nas experiências acumuladas e suas relações com o contexto social. Discutir a docência na Educação Superior na contemporaneidade, com as transformações políticas e educacionais, implica repensar alguns fundamentos sob os quais ela se organiza. Trata-se de um campo que se está configurando a partir dos estudos e pesquisa sobre a docência e as aulas na Educação Superior.

Palavras-chave : Educação Superior; Docência; Didáticas Especiais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )