Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A docência na educação superior e as didáticas especiais: campos em construção. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.455-464. ISSN 1984-6444.
O presente estudo visa discutir a docência na Educação Superior sob duas óticas. A primeira apresenta uma perspectiva com produções diversas, relativas aos processos de mudanças legais e de reforma educacional, bem como o exame dessas interferências na constituição da docência na Educação Superior, sob a ótica da racionalidade técnica . A segunda perspectiva refere-se à caracterização da docência e à constituição das didáticas específicas, abrangendo o estudo da aula e a problemática das disciplinas acadêmicas que supõem uma configuração conceitual e metodológica, com ênfase na natureza e especificidade do campo científico, nas orientações da didática geral, nas experiências acumuladas e suas relações com o contexto social. Discutir a docência na Educação Superior na contemporaneidade, com as transformações políticas e educacionais, implica repensar alguns fundamentos sob os quais ela se organiza. Trata-se de um campo que se está configurando a partir dos estudos e pesquisa sobre a docência e as aulas na Educação Superior.
Palavras-chave : Educação Superior; Docência; Didáticas Especiais.