SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03A docência na educação superior e as didáticas especiais: campos em construçãoA profissionalização do oficial da Aeronáutica: os instrutores militares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MOROSINI, Marília Costa  e  FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa. Educação superior: universidade e o projeto de formação cidadã. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.465-481. ISSN 1984-6444.

Este texto é resultante de reuniões de estudo e de pesquisa no Centro de Estudos de Educação Superior - CEES e de diferentes produções nos grupos de pesquisa das autoras e se propõe a fazer uma discussão sobre a Educação Superior, universidade, a sociedade e a democratização das práticas sociais, compreendendo que é necessário mirar para processos de internacionalização do campo da Educação e, especialmente neste texto, do campo da Pedagogia Universitária. Contextualiza a temática na crise da modernidade, sinalizando implicações para o compromisso ético-político da universidade, da formação pedagógica de professores e sinaliza para condicionantes socioeconômicos, políticos e culturais.

Palavras-chave : Educação Superior; Pedagogia Universitária; Compromisso Social; CEES.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )