SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Educação superior: universidade e o projeto de formação cidadãFormação de professores e registros pessoais: limites e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

KIRSH, Deise Becker  y  MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. A profissionalização do oficial da Aeronáutica: os instrutores militares. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.483-497. ISSN 1984-6444.

O presente artigo advém de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo discorrer acerca da educação militar, especialmente sobre a formação dos instrutores militares no âmbito da Academia da Força Aérea (AFA). Este estudo de cunho qualitativo, baseado na proposta de intervenção, a partir de formação de um grupo colaborativo, está em fase inicial e tem como foco investigar os instrutores militares. Para tanto, são apresentados neste trabalho documentos e o aporte teórico que embasa o ensino militar, especificamente o conceito de ensino e sua aplicação, além de discutir em torno dos profissionais que dele fazem parte. Além disso, busca-se na literatura sobre o ensino e a aprendizagem um suporte para a compreensão da realidade militar em foco como também elementos relevantes para os processos de ensinagem em sala de aula, a fim de que se obtenha avanços nas práticas dos profissionais envolvidos e o êxito nas aprendizagens dos alunos. Por fim, trata-se especificamente sobre os saberes e fazeres docentes, o que implica o debate em torno de uma base de conhecimento para o ensino e o processo de reflexão, necessários a todos os professores e, nesse caso, como isso repercute na profissionalização do instrutor militar.

Palabras clave : Ensino Militar; Processos de Ensinagem; Formação do Instrutor Militar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )