SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue03A profissionalização do oficial da Aeronáutica: os instrutores militaresReflexão e construção de conhecimentos docentes na prática de ensino de língua inglesa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

PANIZ, Catiane Mazocco  and  FREITAS, Deisi Saigoi. Formação de professores e registros pessoais: limites e possibilidades. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.499-510. ISSN 1984-6444.

Os cursos de formação de professores devem considerar a necessidade de que os professores compreendam os conteúdos de sua área de conhecimento e saibam como ensiná-los a alunos diversos. Dessa forma, os docentes necessitam tempo e oportunidades significativas de aprendizagem, de forma que possam repensar suas práticas em sala de aula e construir práticas novas, viáveis e significativas para os alunos. No presente trabalho o objetivo foi discutir o tema formação de professores e uma possibilidade de reflexão da prática docente por meio de um instrumento que chamamos Diário da Prática Pedagógica, que pode ser uma possibilidade para favorecer a reflexão e discussão sobre as práticas docentes, tanto em períodos de estágio como já na atuação do professor em exercício.

Keywords : Formação de Professores; Diário da Prática Pedagógica; Estágios Profissionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )