SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03A profissionalização do oficial da Aeronáutica: os instrutores militaresReflexão e construção de conhecimentos docentes na prática de ensino de língua inglesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PANIZ, Catiane Mazocco  y  FREITAS, Deisi Saigoi. Formação de professores e registros pessoais: limites e possibilidades. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.499-510. ISSN 1984-6444.

Os cursos de formação de professores devem considerar a necessidade de que os professores compreendam os conteúdos de sua área de conhecimento e saibam como ensiná-los a alunos diversos. Dessa forma, os docentes necessitam tempo e oportunidades significativas de aprendizagem, de forma que possam repensar suas práticas em sala de aula e construir práticas novas, viáveis e significativas para os alunos. No presente trabalho o objetivo foi discutir o tema formação de professores e uma possibilidade de reflexão da prática docente por meio de um instrumento que chamamos Diário da Prática Pedagógica, que pode ser uma possibilidade para favorecer a reflexão e discussão sobre as práticas docentes, tanto em períodos de estágio como já na atuação do professor em exercício.

Palabras clave : Formação de Professores; Diário da Prática Pedagógica; Estágios Profissionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )