SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número03Formação de professores e registros pessoais: limites e possibilidadesEducação popular: os muitos desafios índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MARQUES, Sandra Mari Kaneko. Reflexão e construção de conhecimentos docentes na prática de ensino de língua inglesa. Educação. Santa Maria [online]. 2011, vol.36, n.03, pp.511-523. ISSN 1984-6444.

O curso de formação inicial de professores é um dos principais espaços para a construção de conhecimentos docentes sobre a sala de aula, envolvendo teorias de ensino e aprendizagem de línguas. Alguns autores argumentam que tais conhecimentos devem ser relacionados aos conhecimentos locais, uma vez que métodos e práticas desenvolvidos por pesquisadores externos podem não condizer com as especificidades de um grupo de aprendizes num contexto educacional particular, inserido num determinado meio sociocultural (BIRCH, 2009). A Prática de Ensino, componente comum em tais cursos, prevê a inserção de alunos-estagiários no cotidiano escolar para que eles reconheçam e reconstruam seus conhecimentos pedagógicos, tomando como base as diversidades e adversidades dos contextos educacionais nos quais se dá a atividade docente (GEBHARD, 2009). Este artigo tem como objetivo discutir dados de uma pesquisa qualitativa, que buscou investigar a complexidade do processo de (re)construção de conhecimentos teórico-práticos em um curso de formação inicial de professores de língua inglesa. Em se tratando de um recorte, neste trabalho, serão discutidos os dados coletados por meio de questionários de alunos-professores e relatórios de estágio, com o intuito de melhor compreender elementos presentes nas reflexões acerca dos contextos educacionais e verificar conhecimentos acessados durante essa prática reflexiva. Resultados indicaram que durante a experiência formativa vivenciada na Prática de Ensino, os alunos-estagiários puderam desenvolver habilidades e reconstruir conhecimentos para o ensino de línguas, reconhecendo as particularidades dos contextos educacionais, por meio da prática reflexiva e colaborativa.

Palabras clave : Formação Inicial; Prática de Ensino; Reflexão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )