SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Aprendizagem criativa e educação musical: trajetórias de pesquisa e perspectivas educacionaisEducação musical e diversidade: aproximações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

BRITO, Teca Alencar de. O menino e a folha de capim”: trajetórias do fazer musical da infância. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.61-72. ISSN 1984-6444.

Este artigo relaciona as trajetórias do fazer musical das crianças com a Estética do Impreciso e do Paradoxal proposta pelo músico alemão Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005) e com os conceitos de musicalidade e sonoridade sugeridos pelo compositor francês Pierre Schaeffer (1910-1995). Tal análise, que integra a tese de doutorado que defendi no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC/SP (2007), propõe ampliar escutas e reflexões acerca das relações das crianças com o sonoro e musical, visando validar e significar os percursos de tais acontecimentos. Reportando-se ao conceito de literatura menor, proposto por Gilles Deleuze (1925-1995) e Félix Guattari (1930-1992), o artigo aponta para um modo menor de fazer/pensar música na primeira infância: modo singular que revela a singularidade e a dinâmica transformação das ideias de música, considerando os ganhos de complexidade que cercam o processo de desenvolvimento como um todo. Modo que é capturado pelos sistemas maiores dominantes na produção musical da cultura, bem como nos territórios da educação musical. Concluindo, sinalizo a necessidade de instaurar planos abertos, que colocam em diálogo a tradição, a experimentação, o “faz de conta” e, enfim, os planos de possibilidades que permeiam a relação das crianças com sons e músicas.

Palavras-chave : Fazer Musical Infantil; Estética do Impreciso e do Paradoxal; Musicalidade e Sonoridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )