SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Políticas públicas para a educação básica e suas implicações para o ensino de música“Ampliou aquela visão que a gente tinha de música”: a educação musical na construção da docência de estagiárias da pedagogia/UFSM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de. Música em PAS”: a música como objeto de avaliação do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB). Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.107-122. ISSN 1984-6444.

Este artigo discute a proposta da música para o Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB), tendo como referência a participação da autora nos grupos de sistematização, elaboração e revisão dos programas de 2001 e 2006, bem como atividades de pesquisa e de prática docente relacionadas com o PAS. O texto apresenta o programa, sua concepção de avaliação e os princípios e pressupostos pedagógico-musicais que orientam a inserção do conhecimento musical como objeto de avaliação obrigatório nesse tipo de concurso. Para isso, adotamos como referência a versão de 2006 do PAS/UnB, resultado da 2ª revisão do programa e vigente em 2011. O programa adota uma Matriz de Avaliação que integra competências, habilidades e objetos de conhecimento. O desenvolvimento de competências e habilidades na Música é orientado por um repertório musical que delimita o conteúdo e possibilita a realização de práticas e experiências musicais por meio de atividades de produção musical (execução, improvisação e composição musical), recepção (apreciação musical) e contextualização. Nesse processo, cabe às escolas e aos professores de música criar situações de ensino e aprendizagem musical em que a experiência musical seja celebrada no sentido de permitir a aprendizagem significativa e favorecer o sucesso dos alunos nas provas do PAS/UnB.

Palavras-chave : Programa de Avaliação Seriada; Ensino Médio; Música na Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )