SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Música em PAS”: a música como objeto de avaliação do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB)O ensino médio regular em foco: análise do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional (PDPI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

WERLE, Kelly. “Ampliou aquela visão que a gente tinha de música”: a educação musical na construção da docência de estagiárias da pedagogia/UFSM. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.123-136. ISSN 1984-6444.

O presente trabalho focaliza a música no processo de construção da docência de estagiárias do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria. Como referência para este texto, tem-se uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao PPGE/UFSM e ao grupo Fapem: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical. O curso de Pedagogia foi o lócus de realização da pesquisa em função do diferencial formativo acerca da educação musical, pois oferta disciplinas obrigatórias de música em sua matriz curricular, além de formação complementar através de oficinas do Programa LEM: Tocar e Cantar. A metodologia definida para a investigação constituiu uma pesquisa participante realizada através de um grupo composto por quatro estagiárias. O texto, inicialmente, apresenta uma discussão sobre a Pedagogia como um curso de formação de professores, direcionando para a formação musical e pedagógico-musical dos pedagogos. Posteriormente, expõe os resultados e análises da referida pesquisa, colocando em pauta duas categorias centrais: “Eu não consigo viver sem música”, que trata sobre a música na vida e na formação acadêmico-profissional das estagiárias e “Eu quero poder fazer outras coisas com a música”, a qual discorre sobre a música no estágio supervisionado.

Palabras clave : Pedagogia; Educação Musical; Estágio Supervisionado.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )