SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01“Ampliou aquela visão que a gente tinha de música”: a educação musical na construção da docência de estagiárias da pedagogia/UFSMOs estudantes do arquivo morto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

REZENDE, Valéria Moreira. O ensino médio regular em foco: análise do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional (PDPI). Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.137-151. ISSN 1984-6444.

Realizada na perspectiva dos estudos sobre a cultura escolar, esta pesquisa focaliza o Ensino Médio no processo de implantação de um programa de qualidade. Objetiva investigar o que se entende por qualidade do Ensino Médio regular na rede pública estadual em Minas Gerais, no processo de implantação do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional - PDPI como parte integrante do Programa Escolas-Referência (PER) pelo governo mineiro. Tomaram se como alvo da pesquisa duas escolas públicas do interior de Minas Gerais que apresentam concepções sobre qualidade do ensino ligadas à forma como receberam e implantaram o projeto. A escola é entendida como instância auto organizada para a produção de regras formais e informais características das organizações sociais. Sob esse modo de olhar, é vista no âmbito de contradições sociais que ora dificultam, ora impulsionam o projeto educacional. A pesquisa incluiu os seguintes procedimentos: análise documental, entrevistas semi-estruturadas, observação. Percebeu-se que a escola e seus sujeitos defrontaram-se com uma série de ingerências na implantação do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional, que transformam a sonhada escola em pesadelo. Os resultados revelaram que o sonho se desfaz diante de um projeto que se propõe, retoricamente, a resgatar uma “qualidade do ensino” ainda suscetível a indefinições.

Palavras-chave : Qualidade; Ensino Médio; Políticas Educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )