SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01O ensino médio regular em foco: análise do Projeto de Desenvolvimento Pedagógico Institucional (PDPI)A tessitura curricular e suas implicações no/do cotidiano de escolas de educação em tempo integral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FERRAO, Luciana Vigil  y  AULER, Décio. Os estudantes do arquivo morto. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.153-171. ISSN 1984-6444.

Neste trabalho buscou-se compreender as causas da evasão escolar, bem como identificar possíveis redimensionamentos que contribuam para enfrentar esse problema. Em termos de encaminhamento teórico-metodológico, configurou-se como um estudo de caso, focalizando a evasão numa escola da rede estadual de ensino/RS, utilizando, como instrumentos de registro das informações, um questionário e uma entrevista semi-estruturada. Dentre os referenciais balizadores da pesquisa, destacam-se Harry Braverman e Paulo Freire. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes que evadiram dessa escola e que não mais retornaram, sendo seus nomes localizados no denominado arquivo morto. Na análise dos resultados, optou-se pela análise de conteúdo. Os resultados foram sintetizados em três categorias temáticas: 1) cumprir programas, 2) interesse: fazer sentido estar na escola e 3) Currículo naturalizado. Estes resultados sinalizam a necessidade de, para superar a evasão da escola, problematizar e superar a lógica de organização do espaço-tempo dessa escola, inspirada na linha de montagem das fábricas do início do século XX.

Palabras clave : Evasão Escolar; Espaço-Tempo Escolar; Currículo e Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )