SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Os estudantes do arquivo morto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

GONCALVES, Rafael Marques  e  MATTOS, Graciele Fernandes Ferreira. A tessitura curricular e suas implicações no/do cotidiano de escolas de educação em tempo integral. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.01, pp.173-186. ISSN 1984-6444.

No ano de 2006, iniciou-se o programa Escolas de Educação em Tempo Integral da rede municipal de ensino de Juiz de Fora. Concomitantemente ao programa, teve início o projeto de pesquisa e extensão “Tempos na escola”, numa parceria firmada entre a Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), a Secretaria de Educação da prefeitura de Juiz de Fora e as escolas de educação em tempo integral da rede municipal. No ano de 2010, as ações do grupo focalizaram a Avaliação do programa Escolas de Educação em Tempo Integral, cuja metodologia de pesquisa foi o trabalho com grupos focais constituídos pelos diversos segmentos integrantes da instituição escolar: alunos, professores, equipe administrativa (diretoras, vice-diretoras e coordenadoras pedagógicas), equipe de serviços gerais e mães de alunos. Neste texto,¹ priorizaremos a discussão acerca da tessitura curricular e suas implicações no/do cotidiano das escolas de educação em tempo integral, discutidas e problematizadas pelos grupos focais. Para dar tom ao debate, vamos nos valer da discussão que embasa nossos modos de pensar/viver/sentir o mundo, perante o momento atual de crises e tensões paradigmáticas, que, de certa forma, vão influenciar as múltiplas maneiras com as quais criamos cotidianamente os conhecimentos e, com isso, tecemos os currículos em redes nos/dos/com os cotidianos.

Palavras-chave : Currículo; Pesquisa no/do/com o Cotidiano; Educação em Tempo Integral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )