SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Ética na universidade medieval: a importância da leitura dos clássicos para a elaboração de Tomás de AquinoConfluencias entre el pensamiento de Frantz Fanon y el de Paulo Freire: El surgimiento de la educación popular em: el marco de la situación colonial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

WENDT, Cristiano Eduardo  e  DALBOSCO, Claudio Almir. Iluminismo pedagógico e educação natural em Jean-Jacques Rousseau. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.02, pp.229-240. ISSN 1984-6444.

O ensaio discute a importância de Jean-Jacques Rousseau para a pedagogia moderna, tendo por base sua obra filosófico-pedagógica Emílio ou da Educação. Este texto busca apresentar qual o significado do Iluminismo pedagógico, bem como a concepção de educação natural, e as duas grandes novidades trazidas por Rousseau para o campo educacional, a saber, os conceitos de infância e de educação. Nesta perspectiva, analisa as três principais interpretações a que o Iluminismo rousseauniano foi submetido ao longo da história: como otimista da razão, primitivista e dialético da razão. Assumindo o pensamento do genebrino como defensor de uma dialética da razão, o ensaio procura refletir sobre os desdobramentos que esta concepção provoca ao seu projeto de educação natural e como reflete no desenvolvimento cognitivo e moral dos infantes. Por fim trata de apresentar duas inovações que Rousseau traz para o campo da educação, a primeira no que diz respeito ao conceito de infância e, a segunda, ao processo pedagógico como um todo, considerando as fases de amadurecimento biológico, cognitivo e moral, nas quais cada criança se encontra.

Palavras-chave : Pedagogia; Educação Natural; Iluminismo; Dialética da Razão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )